Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS - MARANHÃO.

diario oficial contra-cheques 2 editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

Nossa História

História de Olho d'Água das Cunhãs

Olho d'Água das Cunhãs Cidade da Mesorregião Centro Maranhense e micro região do Médio Mearim, com uma população de 18.601 habitantes, iniciou seu povoamento em 1928, até chegar ao estado atual passou por um longo processo de mudanças.

Sua origem e Povoamento tem início com a chegada da família do Sr. José Vicente Rodrigues e dona Maria Rodrigues, composta por seus filhos: Luis , Antonio, João, José, Manoel, Raimundo e Mercedes, ambos eram imigrantes oriundos do estado do Piauí. Os mesmos partiram do seu estado de origem junto com a família Mourão como retirantes fugindo da seca. Eram famílias de agricultores e caçadores. No Maranhão se instalaram, seguindo para o Centro do José Rodrigues, onde as famílias se dividiram. Os membros da família Mourão seguiram rumo à Pedra do Salgado, e a família Rodrigues permaneceu. Dona Maria Rodrigues que tinha o apelido de Cunhã, era uma grande mulher, segundo Fino Mourão, ela era branca bem alva, olhos azuis e mulher de negócios. Enquanto seu José Vicente era mais calmo e trabalhador.

No ano de 1928, as caças foram ficando escassas e resolveram sair abrindo variante mata a fora até chegar a um Olho d'água que na época era só mata, segundo o senhor Raimundo Tocador.

Quando chegaram pelo variante, local onde hoje é o Banco do Brasil, avistaram um juçaral (açaizal), chegando perto viram muita água azul e cristalina, a caça vista era muitos porcos do mato (caititu) do qual se alimentaram por muito tempo. Em seguida, encontraram vários minadores os quais chamaram de olho d'água.

Construíram seus casebres no trecho onde hoje está localizado o Banco do Brasil, e foram buscar a família no Centro do José Rodrigues. Roçaram, e em julho de 1928, foi feita a primeira colheita de arroz, a partir daí, começaram a cultivar outros alimentos como feijão, milho, mandioca, legumes e outros, e consequentemente chegaram novos moradores.

Devido ao apelido de Maria Cunhã, se formou o centro chamado "Olho d'Água das Cunhãs".

rodape